Paulo Faria é graduado e licenciado em psicologia pela UEMG (CRP 04-13360). Atua em psicologia clínica há 17 anos, tendo concentrado sua atuação em adoecimento psicossomático e distúrbios psico-afetivos graves.

Aprofundou seus estudos em neurociências, eletrônica biomédica, biofeedback e aprendizagem. Especializou-se em condicionamento cerebral e EEG espectral – neurofeedback na Suíça, onde teve a oportunidade de atender a pessoas de diversos países (Suíça, Holanda, Índia, Grécia, Itália, Macedônia, etc). Realizou estudos específicos de métodos e técnicas avançadas de aprendizagem  junto ao Learning Institute. É autor de diversos estudos e pesquisas na área da tecnologia de aprendizagem, dentre os quais se destacam "Brain Balance - Mental Skills" e "Dyslexia - Double Blind Study".

È membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e membro fundador da Associação Brasileira de Biofeedback. De volta ao Brasil, desenvolveu a metodologia de Balanceamento Cerebral em 2002, fundou o Instituto Brasileiro de Balanceamento Cerebral - atualmente Instituto de Neurociência Aplicada - e desde então, tem trabalhado com êxito na aplicação prática dessa abordagem reeducativa junto a atletas e executivos.